quinta-feira, 18 de junho de 2015





PADARIA SANTA MARIA.

Um gosto de saudade.

Quando entro nas padarias existente no nosso bairro, vem à lembrança da saudosa e inesquecível Padaria Santa Maria. Ela funcionou por muitos anos em um prédio que ficava na esquina da rua Dr. Vale Costa com Av. Mister Hull. Era um casarão de cor branca com três portas atlas, existia um portão com grades na lateral esquerda para entrada de veículos. Na parte da frente existia um enorme salão onde era atendido os consumidores que diariamente visitava a padaria.

Existia um enorme balcão de atendimento na parte central formando um l, no lado direito existia um grande balcão geladeira existente na época, onde era guardado os refrigerantes: Kacique, Tay, Grapett, Chush, Luk, Wilson, Tim e a tradicional Coca-Cola. Na parte frontal existia um balcão mostruário de vidro onde ficava exposto as guloseimas que dava água na boca só de pensar em consumir tanta gostosura. Na padaria fabrica-se os pães simolis, sovados d’água além dos inesquecíveis pães doces recheados de coco; na semana santa os famosos pães de coco Santa Maria era irresistíveis. Nesta época o leite era vendido em garrafas de vidros que eram devolvidas na próxima compra, sempre bem limpas, as marcas existentes era o leite Maranguape e Cila; as garrafas eram vendidas de duas ou quatro; dentro de um engradado de ferro onde as mesmas ficavam acomodadas para não quebra.  Existia o macarrão Santa Maria com seus pacotes longos que era quebrado em meio pacote. Suas prateleiras eram repletas de sacos de roscas, bolachas amanteigadas e guarus; café das marcas gostosura, walcan e verdes mares, açúcar e fermento; não existia plásticos e as embalagens eram de papel sempre com a marca da Santa Maria.

Na vespa de Natal a concorrência pelo forno da padaria era muito grande, pois todos queriam assar seus perus da ceia natalina no forno da padaria, formava-se uma fila na porta pela manhã, onde as pessoas com seus perus em bandejas cobertas com panos de rendas aguardavam sua vez de entregar para receber a noite. Os pães eram entregues nas portas pelos padeiros que carregava em cestos de cipós, levados nas costas para entregas nas bodegas e algumas casas mais distantes. A padaria era o ponto de encontro dos moradores do bairro, que pela manhã se reunião para compra dos pães e leite.


A Padaria Santa Maria foi fundada em fevereiro de 1949 pelo Sr. Ildefonso Monteiro que também era proprietário da Panificadora Santa Terezinha localizada no centro da cidade. Na mesma padaria trabalhava um senhor que foi padeiro e gerente, chamado Antonio Gerôncio Bezerra, foi vereador por vários mandatos e deputado estadual. Com o alargamento da Avenida   Mister Hull o prédio foi demolido, ficando apenas a saudade dos seus produtos e a lembrança para quem teve o prazer de saborear os inesquecíveis pães e derivados dos seus saborosos produtos assim como eu, que tive o privilégio de conviver ainda criança na inesquecível Padaria Santa Maria.


Valentim Santos.
Prof. Historiador e Sociólogo.
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário