quinta-feira, 23 de abril de 2015

Sr. AQUINO, UM HOMEM SEMPRE A FRETE DO SEU TEPO.



Relembrando os antigos moradores da Av. Mister Hull, que foram testemunhas oculares de um passado nostálgico, onde abrigou os primeiros moradores que foram marcos na história do nosso bairro de Antonio Bezerra, que é o primeiro bairro para que chega a cidade de Fortaleza e o ultimo para que sai da cidade para a zona norte. Destacamos entre vários moradores um personagem que contribuiu para o engrandecimento do nosso bairro, esquecido pelo tempo e pelas novas gerações.
 Este homem sempre esteve a frete do seu tempo, um sonhador, um idealista, um socialista, é sobre este homem que vamos relembrar, sua trajetória, suas realizações e persistência.
Existiu na esquina da rua Dr. Vale Costa com a Av. Mister Hull, onde hoje está localizado um condomínio residencial, uma residência e ponto comercial de n 4915 pertencente ao Sr. Aurélio Uchoa de Aquino, mas conhecido como Seu Aquino. Nascido na cidade de Lavras da Mangabeira em 1918, veio para a cidade de Fortaleza em meados de 1930 para residir, em janeiro de 1957 comprar uma residência no então Barro Vermelho onde passa a morar com a família. Em março de 1958 inicia em sua residência um comercio de tecidos e alumínio, vale ressaltar, que foi a primeira e única loja de tecidos do bairro até o presente momento.  Sua casa era alta com duas portas grandes além de duas janelas.
Dentro da loja existia um balcão de madeira que dividia o espaço entre cliente e seu Aquino que geralmente atendia seus fregueses com grande cortesia. Ao fundo da loja existia três prateleiras de madeira, duas repletas de tecidos, onde podia-se encontrar peças de Tricoline, Brim Inglês, Tergal, Chita, Mescla, Popeline e Volta ao mundo, tecidos usados na época, além de uma variedade de produtos e assessórios como zíper, botão, agulhas e uma variedade de linhas de cores. Na outra prateleira era repleta de bacias, panelas de alumínio. Seu Aquino tinha uma clientela dos mais variados bairros tais como Floresta, hoje Padre Andrade, Casas Populares, (Henrique Jorge) Coqueirinho (Parquelandia) Boatan (Parque rio Branco) e adjacência.
Seu Aquino gostava muito de política partidária, sempre lia muito jornais e revista além dos livros a maioria socialista. Homem de ideias marxista-leninista, era simpatizante do Partidão como era conhecido os integrantes do PCB. Tive o privilégio de conhecê-lo e discutir muitos temas políticos nacional e internacional, era uma enciclopédia de conhecimentos de uma cultura fascinante.
Chamado pelos conservadores de comunista. Chegou e ser preso pelos militares em 1965, juntamente com outros simpatizantes do PCB no bairro, entre eles: Sr. João Lima, Juarez, Antonio Silva e meu pai José Augusto além de outros. Foram libertos horas depois pelo Dr. Ruy Farias.
Era casado com D. Maria Hilza Botão de Aquino, deste casamento tiver os filhos: Luiz Botão de Aquino, Roberto Botão de Aquino, Aurélio Botão de Aquino Filho, Heloisa Botão de Aquino, Auriza Botão de Aquino, Marisa Botão de Aquino e Ivan Boatão de Aquino.
Em 1973 Seu Aquino decide iniciar um novo tipo de comercio, vende sua casa para a família Romcy e compra um imóvel residencial pertencente ao Sr. Expedito na rua Tenente Queiroz esquina com a rua Coronel Joaquim Leitão, compra a sorveteria EDU pertencente ao Sr. Carlos Eduardo, onde passa a industrializar sorvetes e picolés. Posteriormente transformada em Sorveteria Suk Bom, atualmente tem o nome comercial de Sorbetto que atua no mercado de sorvetes desde 1991, tendo como seu fundador o Sr. Roberto botão de Aquino, que não por acaso tinha como referência e herdado o gosto por essa atividade do seu pai   Aurélio Uchoa de Aquino, homem íntegro, do qual adquiriu valores morais e éticos incontestáveis.
Em 2009 seu Aquino recebe a “ Comenda Barro Vermelho” concedida pelo Conselho Comunitário de Defesa Social do Bairro, homenageando aos 70 anos de fundação do bairro. Esta medalha e o reconhecimento daquelas pessoas que prestarão grande serviço ao nosso bairro.
Em 27 de maio de 2010 seu Aquino veio a falecer, deixando um imenso vazio na vida política e comercial do nosso Antonio Bezerra.


Valentim Santos
Professor, Historiador e Sociólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário